Padrão da folha de pagamento pelo Sped pode ocorrer em 2012

Fernanda Bompan

São Paulo – As empresas têm que ficar atentas a mais uma obrigação relacionada ao Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). Especialistas consultados pelo DCI acreditam que os detalhes da Escrituração Fiscal Digital Social (EFD Social), também conhecida como Sped Previdenciário, serão divulgados ainda este ano. O programa prevê a padronização ou consolidação das informações sobre a folha de pagamento repassadas para órgãos públicos.

Marlon Custódio, sócio da KPMG, membro da área Technology Group, disse que a previsão é de que o fisco divulgue em julho o layout do programa, a partir do que serão anunciados os prazos e quem deve se adequar. Ele prevê que, assim como a outra Escrituração Fiscal Digital, a de PIS e Cofins, a primeira etapa de adequação terá que ser feita pelas empresas do regime de tributação Lucro Real.

O cronograma da Receita Federal, segundo estimativa apresentada por Adriana Lacombe, gerente sênior de impostos da Ernst & Young Terco, é de que em fevereiro o layout da EFD Social será concluído, e a legislação, publicada; em julho se dará o desenvolvimento do software; no mês seguinte será divulgada a validação; a homologação acontecerá em setembro, e em outubro começará a implementação. Ana Camila Godoi, consultora trabalhista e previdenciária da FiscoSoft, afirma que para o sistema coordenado pela Receita Federal ficar perfeito, “falta a EFD Social”. Ela avalia que esse programa deve facilitar a rotina do contribuinte.

viaPadrão da folha de pagamento pelo Sped pode ocorrer em 2012 – DCI.

Comments are closed.