AM. CONTRIBUINTE PODE RETIRAR O CARTÃO DE INSCRIÇÃO ESTADUAL PELA INTERNET
14 de julho de 2011 08:01

Poder realizar o maior número de operações possíveis pela Internet, sem ter que se dirigir aos Postos de Atendimento ou Agências da Secretaria da Fazenda, é o sonho de todo contribuinte. Pensando nessa comodidade, a SEFAZ-AM já implementou uma série de sistemas que permitem ao contribuinte amazonense fazer registros e consultas sem sair de casa.

Um dos mais esperados é o sistema de Cadastro Eletrônico do Contribuinte do ICMS do Estado do Amazonas (CAD-e), cujo primeiro módulo foi homologado pelo Comitê de Homologação de Projetos e Informações Estratégicas (CHPIE/SER) no início de julho.

O CAD-e é um sistema gratuito via Internet, cujo projeto foi iniciado há dois anos e está sendo desenvolvido em conjunto pelo Departamento de Informações Econômico-Fiscais (DEINF) e o Departamento de Tecnologia da Informação (DETIN).

Segundo o DEINF, os serviços que agora estão à disposição do contribuinte na Internet representavam de 25% a 30% das demandas do setor, que registra cerca de 400 atendimentos/dia presenciais, via web ou telefone.

Com o lançamento deste primeiro módulo do CAD-e, disponível no endereço eletrônico http://sistemas.sefaz.am.gov.br/gcc/menucontribuinte/index.action, o contribuinte já pode emitir o novo modelo do seu cartão de inscrição estadual, com novo layout e informações adicionais. Fiscais da SEFAZ e fornecedores também vão poder consultar a validade do cartão a qualquer momento através do código de verificação.

O cartão de registro de depósito fechado é outro documento que agora poderá ser emitido via internet pelo próprio contribuinte e validado pelos fiscais que fazem vistoria de mercadorias em trânsito. Este é um documento obrigatório para contribuintes do comércio atacadista e das indústrias que armazenam suas mercadorias em depósitos próprios, ou fechados.

Para registrar os seus livros fiscais, o contribuinte também não vai mais precisar trazer à Secretaria da Fazenda uma pilha de livros em papel, como ocorria antes. Agora, ele mesmo pode fazer o registro dos seus livros e imprimir o comprovante de forma rápida e segura, usando apenas a sua inscrição estadual e senha do atendimento on line do portal da SEFAZ.

viaSecretaria do Estado da Fazenda.

Comentários estão fechados

Comente diretamente no seu Facebook

Outras Notícias

  • Tributária



    Parcelamento de débitos do IRPJ e da CSLL incidentes sobre os lucros no exterior

    Regulamentado o parcelamento de débitos do IRPJ e da CSLL incidentes sobre os lucros no exterior A Lei nº 12.865, publicada em 10 de outubro de 2013, instituiu parcelamento de débitos do IRPJ e da CSLL incidentes sobre os lucros auferidos por controlada ou coligada no exterior. As regras, os prazos e as condições estão regulamentados pela Portaria Conjunta da Secretaria da Receita Federal e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional nº 9, publicada no Diário Oficial de hoje. O que [...]

    Leia mais →
  • Trab. Previdência



    HIPÓTESES LEGAIS DE SAQUE DO PIS NÃO SÃO TAXATIVAS

    Decisão é da Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais É possível a aplicação do artigo 20, inciso VIII, da Lei 8.036/90, por analogia, para autorizar o saque de valores do PIS depositados na conta de trabalhador em comprovada situação de desemprego involuntário há mais de três anos. Assim decidiu a Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais (TNU), reunida na quarta-feira (09/04), ao julgar o pedido de reforma de acórdão da Turma Recursal do Distrito Federal, que [...]

    Leia mais →
  • Legislação



    Destaques do Diário Oficial da União de 17/04/2014

    Destaques do Diário Oficial da União MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL Juazeiro do Norte (CE) recebe R$ 9,4 milhões para reconstrução de danos causados por enxurradas MINISTÉRIO DA FAZENDA Fazenda autoriza reajuste nas apostas da Megassena, Lotofácil e Quina MME Aneel disciplina encargo tarifário da Conta de Desenvolvimento Energético – CDE e a CONTA-ACR MEC Mais 27 cursos de graduação foram reconhecidos pelo Ministério da Educação MCTI Criada a Rede Brasileira de Centros de Recursos Biológicos MDA Incra reconhece terras de [...]

    Leia mais →
  • Adm. Tributária



    Ratificados convênios ICMS sobre benefícios e débitos fiscais e substituição tributária

    O Ato Declaratório SE/Confaz nº 3/2014 (DOU de 17/04/2014), ratifica os Convênios ICMS nºs 37 a 44/2014, que dispõem sobre isenção, base de cálculo reduzida, dispensa, redução e parcelamento de débitos fiscais e substituição tributária nas operações com produtos farmacêuticos.

    Leia mais →
  • Tributária



    TJ-SP limita juros de mora à taxa Selic

    Decisões recentes do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) têm confirmado que os juros de mora aplicados pelo Estado não podem ultrapassar o valor da taxa Selic nas cobranças de dívidas fiscais. Os acórdãos seguem o que foi determinado pelo Órgão Especial do TJ-SP, em fevereiro de 2013. Na ocasião, os desembargadores consideraram inconstitucional a previsão da Lei nº 13.918, de 2009, que elevou os juros de mora para 0,13% ao dia. Apesar disso, advogados afirmam que o entendimento [...]

    Leia mais →
  • Tributária



    Tecnologia VoIP fica isenta de impostos

    Fabiana Barreto Nunes Por não constar na lista anexa da LC 116/03 e ser considerado serviço de valor adicionado à função de voz oferecido pela internet não incide os impostos Uma empresa de telecomunicações conseguiu na Justiça de São Paulo, em uma ação preventiva, a isenção do Imposto sobre Serviços (ISS) e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a prestação de serviço VoIP (Voice Over Internet Protocol). A falta de previsão legal clara sobre a descrição [...]

    Leia mais →
  • RSS
  • Facebook
  • Twitter