Prefeitura de Manaus concede anistia de IPTU, ISS e Alvará
10 de dezembro de 2008 00:00

Os contribuintes em débito com o fisco municipal até 30 de setembro têm até o próximo dia 22 para negociar a dívida de IPTU, ISS e Alvará com descontos que variam de 50% a 80% dos juros, multas e honorários advocatícios.
Para o pagamento à vista o contribuinte pode acessar o Portal da Prefeitura retirando a guia de pagamento. O parcelamento pode ser feito na sede do ManausFácil, na avenida Japurá ? Centro, ou no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), no horário comercial.
O subsecretário de Fazenda Pública, Miguel Brandão, adianta que os contribuintes que negociaram suas dívidas antes do dia 25 de novembro, quando começou a vigorar a Lei da Anistia Fiscal, devem procurar a sede do ManausFácil para renegociar o débito e gozar dos direitos previstos na Lei.
O subsecretário informa que existem mais de 100 mil contribuintes com débitos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços (ISS) e Alvará, alguns já em fase de cobrança judicial. Mesmo esses podem renegociar a dívida com redução dos juros, multas e honorários advocatícios.
Miguel Brandão explica que no caso do contribuinte optar pelo pagamento à vista, o desconto será de 100% com a guia de pagamento podendo ser retirada no Portal da Prefeitura (www.manaus.am.gov.br).
O desconto será de 80% nos pagamentos parcelados entre duas e nove vezes. Fica em 70% no caso de 10 a 19 vezes. De 20 a 29 parcelas será de 60% e com a opção de 30 a 40 vezes o contribuinte pagará 50% a menos. A previsão, segundo o subsecretário, é que a Prefeitura arrecade este ano cerca de R$ 6,3 milhões com a Lei de Anistia Fiscal.
O número maior de contribuintes com débito é com o IPTU, em seguida o vem ISS e em terceiro o Alvará. O Brandão explica que o débito de Alvará é relacionado às médias e grandes empresas uma vez que os pequenos e microempresários com faturamento mensal até R$ 120 mil por ano foram isentos do pagamento da taxa em 2005 quando o prefeito Serafim Corrêa sancionou a lei que criou a Política de Modernização, Desburocratização e Redução da Carga Tributária de Manaus.
No final de 2005 foi publicada a primeira Lei de Anistia Fiscal da atual administração. Em 2006 a Prefeitura voltou a auxiliar os contribuintes municipais com débitos fiscais, medida prorrogada até junho de 2007.
A atual Lei de Anistia foi aprovada na Câmara Municipal no dia 19 de novembro e publicada no Diário Oficial do Município em 22 de novembro para valer a partir do dia 25 de novembro até 22 de dezembro.

Comentários estão fechados

Comente diretamente no seu Facebook

Outras Notícias

  • Tributária



    Parcelamento de débitos do IRPJ e da CSLL incidentes sobre os lucros no exterior

    Regulamentado o parcelamento de débitos do IRPJ e da CSLL incidentes sobre os lucros no exterior A Lei nº 12.865, publicada em 10 de outubro de 2013, instituiu parcelamento de débitos do IRPJ e da CSLL incidentes sobre os lucros auferidos por controlada ou coligada no exterior. As regras, os prazos e as condições estão regulamentados pela Portaria Conjunta da Secretaria da Receita Federal e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional nº 9, publicada no Diário Oficial de hoje. O que [...]

    Leia mais →
  • Artigos



    Tributação do perdão de dívida

    Amal Nasrallah O perdão de dívida, também chamado de remissão, é a desistência de crédito gratuita e sem qualquer condição pelo credor, em benefício do devedor. Vale dizer, o credor desiste de seu crédito sem qualquer contrapartida. A remissão tem como consequência a extinção da obrigação e se equipara ao pagamento ou a própria quitação do débito, por ter o efeito de desobrigar o devedor. A fiscalização, ao responder uma consulta na qual analisou uma operação em que o credor [...]

    Leia mais →
  • Adm. Tributária



    Espírito Santo – Aplicativo para transmissão de arquivos do PAF-ECF já está disponível

    O aplicativo de transmissão para a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) dos arquivos de movimentação diária dos contribuintes varejistas, gerados pelo PAF-ECF (denominado TED_PAF-ECF) já está disponibilizado para download pela Receita Estadual. A transmissão dos arquivos referentes aos meses de janeiro a abril de 2014 deverá ocorrer até o próximo dia 10 e, a partir de então, mensalmente, até o dia 10 do mês subsequente. Para orientar os contabilistas, a Receita Estadual está realizando uma série de palestras, em [...]

    Leia mais →
  • Trab. Previdência



    Contribuição sindical para não empregador gera controvérsia

    SÃO PAULO – A 3ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) proferiu decisão controversa na Corte, na quarta-feira passada, ao considerar que uma empresa mesmo sem empregados… Fabiana Barreto Nunes A 3ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) proferiu decisão controversa na Corte, na quarta-feira passada, ao considerar que uma empresa mesmo sem empregados deve pagar contribuição sindical. Com pelo menos duas decisões no sentido de que empresas que não possuem empregados estão desobrigadas de pagar contribuição sindical, [...]

    Leia mais →
  • Corporativa



    Emarf, CCJF e IAB apresentam fórum sobre ‘Crimes de Insider Trading e de Manipulação do Mercado de Valores Mobiliários’

    A Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região (Emarf), o Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) e o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) apresentarão, no dia 2 de maio, sexta-feira, no auditório do CCJF (av. Rio Branco nº 241,  Cinelândia), das 9h às 13h, fórum sobre “Crimes de Insider Trading e de Manipulação do Mercado de Valores Mobiliários”. O evento é parte integrante das Atividades sobre Questões Polêmicas nos Ilícitos Financeiros, é uma iniciativa da Comissão de Direito Penal e [...]

    Leia mais →
  • Tributária



    Profissionais de contabilidade aprovam aplicativo que permite consultar situação fiscal de múltiplos clientes

    97% dos profissionais que responderam à pesquisa consideram que ficou mais fácil identificar problemas com a nova ferramenta Os profissionais de contabilidade aprovaram o aplicativo “Conta Corrente – Consulta de Contribuintes com Pendências Fiscais”, desenvolvido pelo Sistema de Administração Tributária da Secretaria da Fazenda (SAT/SEF) com o objetivo de permitir consultar a situação fiscal de múltiplos clientes.  Pesquisa realizada pelo SAT com a participação de 802 contadores mostrou que 98% aprovaram o programa e 97% consideram que ele facilita a [...]

    Leia mais →
  • RSS
  • Facebook
  • Twitter